domingo, 6 de outubro de 2013

Croácia (Split, Dubrovnik e Hvar)

Meus amoreeeeeess, depois de muita felicidade e tristeza, eu voltei! hahah


O meu post de hoje vai ser sobre a inesquecível viagem pra Croácia (uma das melhores e mais diferentes viagens que fiz na minha vida).

Bem, me despedi de Camerino, passei meia semana em Ancona (uma cidade praia na Itália), esqueci meu passaporte em Camerino, voltei pra lá, me despedi pela segunda vez da cidade e então parti pra Croácia.
A primeira coisa que me marcou foi o meio de transporte que eu usei pra chegar lá. Fui de traghetto (ferry boat). É, tipo esse que tem em Itajaí-Navegantes, mas em escala muito maior. Ele era como um navio de cruzeiro, só que mais simples. A viagem foi de noite e durou 12 horas e, como todo miserasmus, comprei a passagem mais barata (não reservei quarto e dormi no corredor). Fiz uma breve amizade com três meninas inglesas e um menino francês. Ah, um italiano começou a puxar assunto comigo e, quando descobriu que eu era brasileira, ficou tão feliz que me deu uma camiseta de presente! Fiquei bem emocionada. Posto foto depois.

Cheguei em Split, a segunda maior cidade da Croácia.
Split foi muito requisitada na época da Primeira Guerra Mundial (e dali pra frente) e, por ser uma cidade-porto, as marcas das batalhas não ficaram despercebidas. Apesar dos fatores pejorativos, o povo croata reparou tudo muito rápido; sejam as construções, ânimo e a promoção das cidades/país para os países vizinhos. E, em primeiro de julho, a Croácia se juntou à União Europeia - o que impulsionará ainda mais o país. Esperamos...
Bem, tudo lá é maravilhoso. É uma junção de construções em pedras brancas, mar azul-cristalino e vários iates. Sembra uma cidade de pessoas ricas, apesar das coisas em geral não custarem muito.
Fiquei dois dias passeando em Split sozinha. Conheci a costa onde ficam os iates e os hoteis de maior luxo e mais duas praias.
Uma delas tinha uma areia bem marrom com muuuuitas xepas de cigarro misturada (nojento), mas a água continuava muito cristalina. A outra praticamente não tinha parte de areia para se acomodar, então as pessoas ficavam deitadas no chão de pedra São Tomé ou nos barzinhos passando o dia comendo, bebendo e mergulhando no mar (que ali parecia piscina). Posto uma foto pra vocês terem uma ideia depois. E ah, fazia muito calor. Cerca de 40 graus todos os dias. Eu estava no lugar certo!
Ali foi o momento em que eu pensei "Como é ótimo viajar sozinha" ... até que eu me encontrei com as duas melhores pestes que poderiam ter me acompanhado no resto da viagem! Bruno e Lucas.

Bruno foi um dos meus "amigo-vizinho" do intercâmbio de Portugal e Lucas o amigo dele.
Nos encontramos em Dubrovnik e ali começamos a trip em conjunto. Eu não poderia ter viajado com pessoas melhores.
Passamos um dia em Dubrovnik e fizemos um passeio pela muralha da cidade. Tivemos uma panorâmica de toda a cidade, achamos uns lugares incríveis (como um bar de frente pro mar em cima de um pedaço pequeno de rocha) e pegamos o por do sol ali de cima, que foi maravilhoso. Sempre com muito calor.
Dubrovnik tem cheiro de cocô de gato. Aliás, tem gatos por toda a cidade.
Foi ali que pegamos o hostel mais irado da viagem. Era uma parte da casa de um cara. A casa era linda e tinha até piscina.
Pegamos outro ferry e fomos pra Hvar.

AH, HVAR!
Hvar é como mostram que é Ibiza. Tem praias fascinantes, uma galera jovem e que vai ali pra fazer muita festa.
Tava rolando um yatch-week, que é uma big festa composta de uns 60 iates e que dura uma semana. Esses iates vão passeando e nos lugares que eles param a galera sai pra fazer festa. De noite voltam pros seus iates e dormem ali mesmo.
No primeiro dia pegamos um barco e fomos conhecer uma das ilhas de Hvar. Não canso de repetir que a água é sempre muito cristalina e tudo fantástico. As faixas de terra são compostas por pedras tamanho normal e pedrinhas pequenas haha nada de areia. Almoçamos num restaurante top de frente pra mini praia que havíamos passado o dia e voltamos pra Hvar. Ficamos um tempo num sunset que tava rolando (ANIMAL) e voltamos pra casa pra descansar um pouco. Tudo foi com muito glamour mas muito barato! Esse é o lance da Croácia. Tudo chique e barato.
Pegamos uma baladinha com uma pegada tipo Green Valley. (Era uma das únicas que ficava aberta até tarde e também conseguimos entrada grátis).
Tinha piscina no meio da balada, umas malhas loucas cobrindo um pouco o lugar, galera bonita e mais várias coisas que não me lembro direito (HEHE). Enfim, lugar top (parecia que vc estava entrando num castelo) e música eletrônica que deveria ser boa (não entendo disso), mas a pizza do final da festa era cara hahah.
No outro dia demos um giro por Hvar mesmo. Passeamos pelas praias - que são bem pequeninhas, e descobrimos um canto surreal. Parecia um lugar privado, uma espécie de piscina gigante com água do mar. Nadamos até a praia e ficamos relaxando um pouco ali. Cara, Croácia é tudo de melhor!
De noite demos o rolé nos pubs que tinham no centrinho, que são sempre uma loucura. Bem lotados com as mais diversas músicas e pessoas. Foi demais.
Essa foi a minha viagem pouco foda pra Croácia.

Quem tiver interesse em conhecer algum lugar dos que eu estiver falando aqui e quiser alguma dica, pode me deixar um recado que eu respondo bem contente!

É uma peninha que eu não tenha escrito logo quando voltei, porque agora já me esqueci de várias coisas legais pra contar. :( Vou tentar manter fidelidade com esse blog haha

Beijooooooooooooooooooosss



As três inglesas e o francês

O italiano muito querido que me presenteou a camiseta



Split

Água mega cristalina em Split

Dubrovnik

O bar sobre as rochas de frente pro mar (a entrada pra ele fica no meio da muralha)


Hvar (na ilha que esqueci o nome)

Hvar


Yatch-week
 

Sunset fodástico


Nenhum comentário:

Postar um comentário