quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Entrevista de emprego

Vou interromper a sequência de viagens do meu blog pra falar da minha procura por empregos aqui na Itália. Bem, enviei meu currículo para alguns sites de tudo (eles se preocupam com a distribuição), alguns sites de lojas em específico, supermercado, duas empresas italianas que tem filial em Blumenau e Itajaí, empresa que recruta para trabalhar em cruzeiro, entre alguns outros que não tô lembrando de cabeça. Um pouco desses foram pessoalmente, um por indicação, mas a maioria pede para que envie o currículo pelo site. Comprei também um jornal na qual das 6 páginas que falavam sobre empregos, 5 e meia eram de pessoas procurando trabalho e meia de ofertas. Ok, podemos perceber que realmente o negócio não será assim fácil.

Ainda assim, fiz duas entrevistas. A primeira foi esta da indicação. Super informal e tranquila (a resposta sairá até esta sexta-feira), mas a segunda que eu tive (ontem), foi muito diferente do que eu estava acostumada. Lá vai.

Eu sempre trabalhei com meu pai, então nunca passei por uma entrevista. Onde eu trabalhava, eu participava das entrevistas, mas também não era nada muito aterrorizante.

O supermercado me chamou para a entrevista e eu fui. Chegamos lá eu e mais 11 meninas que fariam parte da seleção. Todas italianas, bem apresentáveis. Fui ficando nervosa. Passamos por várias etapas. A primeira era responder 4 perguntas do tipo “O trabalho é importante para a sua vida? Se sim, por quê?”, “Por que você gostaria de trabalhar no Esselunga Supermercado?”, “O que motiva você em um ambiente de trabalho?” e etc. Cara, tive que responder isso tudo em italiano, óbvio, e com o tempo contado. (Isso para conseguir ser caixa de supermercado). Depois a moça passou uns slides explicando a história do Esselunga. Passada essa etapa, tivemos que assinalar quais as funções de nosso interesse dentro do mercado e a carga horária (aqui na Itália se trabalham 40 horas semanais como full time). Beleza! Aí chegou a parte da apresentação. Cada uma foi dizendo de si e tal e nesse momento eu deveria estar roxa, de tão nervosa e envergonhada. Bem, quando eu comecei a falar e disse que sou ítalo-brasiliana, a moça das entrevistas abriu um sorrisão! Juro! E permaneceu com sorriso no rosto até eu terminar de falar. Fiquei super feliz. Depois ela respondeu com um “muito obrigada” em português. Ela deve ter algum familiar ou carinho especial pelo Brasil.

Aí chegou a parte da dinâmica em grupo, cara!!! Eu tendo que debater com as outras italianas, quase morri. Haha Mas até que não foi tão ruim. E pronto, duas horas depois a primeira parte da entrevista terminou. Se eu for selecionada, em 3 semanas eles me contatam para uma entrevista individual. E foi isso hehe :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário